Casal denuncia negligência após bebê morrer antes do parto em maternidade de Teresina: 'eu só gritava', conta mãe
03/10/2025
(Foto: Reprodução) Pai denuncia negligência médica após bebê morrer em maternidade de Teresina
O motoboy Vicente de Paula e a estudante Jardyla Viana denunciam que o filho morreu antes do parto por suposta negligência médica na Maternidade do Buenos Aires, na Zona Norte de Teresina.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou ao g1 que lamenta a morte do bebê e abriu sindicância para apurar a denúncia e a conduta dos profissionais da maternidade (veja a íntegra da nota).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Jardyla contou ao g1, nesta sexta-feira (3), que estava grávida de oito meses e chegou à maternidade às 22h30 do dia 19 de setembro com fortes dores. Segundo ela, uma enfermeira debochou e mandou que esperasse o médico. O bebê ainda se mexia.
Ela afirma que houve negligência no atendimento. Segundo Jardyla, o médico foi insensível, duvidou das dores e perguntou por que ela não conseguia se deitar na maca.
Após exame de toque, Jardyla foi levada à enfermaria, onde aguardou transferência para a Maternidade Dona Evangelina Rosa. "A enfermeira, altamente grossa, disse que não estava conseguindo achar a minha veia e que isso a estava deixando estressada", contou.
"Eu estava com tanta dor que não estava consciente. Uma médica tentou ouvir o coração do bebê e notei que ela estava preocupada. Depois de muito tempo, ela conseguiu ouvir os batimentos do neném", disse.
A transferência só ocorreu na manhã do dia 20. Ao chegar à Maternidade Dona Evangelina Rosa, Jardyla foi informada de que o bebê já havia morrido.
"Na Evangelina Rosa fui bem atendida, mas percebi que estavam nervosos. Depois, um dos médicos me disse para ser forte, pois meu filho havia morrido. Eu só gritava", contou Jardyla.
A jovem passou por cirurgia para retirada do bebê e teve descolamento de placenta, além de hemorragia.
Em vídeo divulgado nas redes sociais na última sexta-feira (26), Vicente relata que houve demora e mau atendimento à sua namorada e pediu justiça pela morte do filho.
"O que aconteceu aqui eu não desejo para ninguém. Meu filho chegou mexendo ainda. Teve médicos e enfermeiras que foram altamente ignorantes e debochados. Demoraram para atender e trataram super mal a minha namorada. Isso é um hospital, era para ela ser bem recebida", declarou.
O Prefeito de Teresina, Silvio Mendes (UB), fez um comentário na publicação afirmando que já havia solicitado a apuração do caso.
Maternidade do Buenos Aires, Zona Norte de Teresina
Antônio Fernandes/Rede Clube
Nota da FMS
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) expressa pesar pela perda enfrentada pela família atendida na Maternidade Buenos Aires. Em respeito à dor dos envolvidos e ao compromisso com a qualidade dos serviços prestados, foi instaurada sindicância interna para apuração rigorosa dos fatos e da conduta dos profissionais envolvidos, visando à adoção das medidas cabíveis.
A FMS esclarece que a paciente recebeu atendimento inicial na Maternidade Buenos Aires, sendo posteriormente transferida para a Maternidade Evangelina Rosa. Todos os procedimentos realizados e as condutas adotadas serão devidamente analisados no âmbito da sindicância.
Como parte do acolhimento institucional, o diretor geral da unidade realizou visita à residência da família, prestando solidariedade, oferecendo apoio e colocando-se à disposição para os devidos esclarecimentos.
Casal denuncia negligência médica após bebê morrer em maternidade de Teresina
Reprodução
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube