'Fio da Navalha' retrata vida de Herbert José de Souza, o Betinho, sociólogo e ativista pelos direitos humanos
Nova série do Globoplay mostra que, apesar dos problemas de saúde ao longo da vida, Betinho foi um símbolo contra a fome e a miséria no Brasil. 'Fio da Navalha' retrata vida de Herbert José de Souza, o Betinho, sociólogo e ativista pelos direitos humanos
A nova série do Globoplay “Fio da Navalha” conta a história de Herbert José de Souza, sociólogo e ativista pelos direitos humanos e fundador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). Betinho, como era conhecido, foi o brasileiro que chegou mais perto de ganhar o prêmio Nobel da Paz.
Betinho militou contra a fome e a miséria durante toda sua vida. Fundou o Ibase para divulgar estatísticas importantes na luta social, e criou o Ação da Cidadania, que combate a fome. Ele dizia que a fome é um problema comum aos brasileiros e que todos são parte da solução.
"A gente pode comparar Betinho com o Pelé, Ayrton Senna, só que na área social. A primeira vez que eu o vi bebendo uma lata de cerveja, eu e todo mundo ficamos chocados. Porque se dependesse da gente — as pessoas que admiravam ele — esse cara seria canonizado em vida”, diz o criador da série, José Júnior.
José Júnior fundou o AfroReggae há 30 anos e afirma que dificilmente teria começado o trabalho social sem a inspiração de Betinho.
A trajetória de Betinho é excepcional desde o princípio. Nasceu com um distúrbio que afeta a coagulação: a hemofilia foi o primeiro passo no fio de uma navalha estatística. Teve tuberculose, doença que era quase uma condenação de morte, e depois contraiu AIDS numa transfusão contaminada. Mas nada disso o impediu em sua luta humanitária.
“Ele tinha uma saúde muito frágil e ao mesmo tempo ele era um revoltado, um cara que não conseguia botar a cabeça do travesseiro e dormir porque sabia que tinha uma criança passando fome. O maior risco que o Betinho dizia que a gente não podia ter era o risco da frieza, o risco da indiferença, da falta de solidariedade”, diz Julio Andrade, que interpreta Betinho na série.
Diante da indiferença como regra, o olhar diferente do Betinho abriu caminhos. Ele dizia preferir perder o corpo do que a alma.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.FONTE: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/11/26/fio-da-navalha-retrata-vida-de-herbert-jose-de-souza-o-betinho-sociologo-e-ativista-pelos-direitos-humanos.ghtml