Mais de um ano depois, desaparecimento de idosa de lar geriátrico no RS ainda é mistério para polícia e revolta familiares
10/07/2025
(Foto: Reprodução) Maria de Fátima Silva Ávila morava em um asilo no município de Dois Irmãos. Ela não é vista desde 7 de março. Maria de Fátima Silva Ávila, de 64 anos, desaparecida em Dois Irmãos
Arquivo pessoal
O desaparecimento de uma idosa de um asilo de Dois Irmãos, na Região Metropolitana de Porto Alegre, em 7 de março do ano passado, ainda intriga a polícia , os moradores da cidade e revolta familiares.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Maria de Fátima Silva Ávila, que tinha 64 anos na época, vivia no asilo. Segundo a família, na última visita, ela estava machucada.
"Vimos ela com marcas roxas e, no final daquele dia, ela desapareceu. E eles [o asilo] falaram que ela saiu quando o portão estava aberto", diz a filha Luciana Silva Ávila Medeiros, técnica de enfermagem.
"É muito grave. Minha mãe estava em um lugar e sumiu. Não existe ela desaparecer dessa forma. Eu não consigo acreditar", desabafa Luciana.
A reportagem entrou em contato com o administrador da casa geriátrica do município de Dois Irmãos. Até a publicação desta reportagem, não houve retorno.
Conforme o delegado responsável pela investigação, Rodrigo Camara, inúmeras diligências foram realizadas nos últimos meses. Foram ouvidas dezenas de pessoas, além de buscas com e sem o Corpo de Bombeiros, inclusive com cães farejadores.
A polícia também solicitou ao Poder Judiciário quebra de sigilo de telefones para análise de horas de materiais audiovisuais de pessoas que poderiam estar relacionadas ao desaparecimento.
"O fato é tratado com prioridade na delegacia e ainda está em investigação. Buscamos informações de diversos locais onde supostamente ela teria sido vista, porém, ainda não conseguimos localizá-la", afirma o delegado.
Ainda no ano passado, a polícia recebeu denúncias anônimas apontando uma possível participação de um familiar da idosa no desaparecimento. No entanto, a suspeita foi descartada. Outra informação sugeriu que Maria de Fátima teria sido vista em um ônibus de transporte coletivo no município de Cachoeirinha.
"Requisitamos as imagens das câmeras de segurança do coletivo. A hipótese foi descartada após análise. Realizamos nova oitiva a fim de esclarecer uma pequena contradição identificada nos depoimentos prestado neste ano e foram realizadas novas buscas. Desde então, não recebemos mais nenhuma informação sobre o caso", pontua o delegado.
As investigações seguem, e a polícia investiga suposto caso de omissão do asilo. O desaparecimento em si não é crime no Brasil. Contudo, em caso de pessoas vulneráveis, o responsável pode responder por omissão.
Desaparecimento de idosa em Dois Irmãos ainda é mistério
Informações
Qualquer pessoa que tiver notícias sobre a idosa pode procurar a Polícia Civil. O sigilo e o anonimato da informação serão garantidos.
O contato pode ser pelo Disque Denúncia (181) ou entrar em contato pelo WhatsApp da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (51) 98444-0606. Também é possível fazer uma denúncia por meio do site da Polícia Civil.
O WhatsApp da delegacia de Campo Bom também é um canal opcional (51) 98401-3237.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS